Patrono



Augusto Bastos Morbach nasceu no dia 09 de fevereiro de 1911, filho de Frederico Carlos Morbach e Rosa de Lima Bastos Morbach, na pequena cidade de Santo Antonio da Cachoeira, atual Itaguatins estado de Goiás. Aos seis anos ficou órfão. Aos oito anos, em 1919 foi morar com o tio Artur Guerra Guimarães no município de Marabá no estado do Pará.
Um ano depois, fez amizade com o diretor do educacionario Artur Porto, onde estudou Ignácio de Souza Moita e sua esposa, Arzuila Moita. A partir da convivência com o juiz e a professora, Morbach tomou gosto pela literatura, musica e pela leitura aos 21 anos, casou com Doralice Morbach em 12 de novembro com quem teve quatro filhos: Frederico, Pedro, Carlos, Arthur e Rômulo. Nos anos seguintes, assumiu o cargo de administrador das feiras e mercados da Prefeitura de Marabá e decidiu cultivar castanhas. Em 1939, com o inicio da II Guerra Mundial, resolveu tentar a vida no garimpo, mas acabou perdendo as fazendas que tinha.
No dia 22 de fevereiro de 1981 o Pará perdeu Augusto Bastos Morbach, vitimado por insuficiência respiratório e cardíaca e enfisema pulmonar. “Na época dele, foi o mais importante pintor em nanquim e bico de pena no Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário