Educação Infantil


A importancia do jogo na Educação Infantil.
Relembrando que brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. A escola deve oferecer oportunidades para a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio. A escolha do tema está vinculada à atividade profissional na área de Educação Infantil. Associar a educação da criança ao jogo não é algo novo.

O Ensino da Matemática na Educação Infantil
Sabemos que o trabalho com a matemática não deve iniciar-se apenas no ensino fundamental e que essa disciplina não se resume a uma lista de fatos que devem ser memorizados, portanto o presente trabalho tem por objetivo compreender o ensino da Matemática na Educação Infantil, a fim de refletir sobre as práticas educativas nesta etapa da escolarização. O professor possui uma função importante que é propiciar às crianças um ambiente em que possam explorar diferentes idéias matemáticas, que não sejam apenas numéricas, mas também referentes à geometria, às medidas e às noções de estatística, de forma prazerosa e que possam compreender a matemática como fator inserido na vida. É imprescindível também que o professor avalie se o trabalho desenvolvido está atingindo os objetivos preestabelecidos, só assim poderá redirecionar sua prática pedagógica, com vistas a promover uma aprendizagem de matemática significativa para as crianças. A ludicidade quando aplicada com objetivos pertinentes, permite sua adequação para as demais áreas do conhecimento, representadas nesse contexto pela Matemática. A interação, a socialização de idéias e troca de informações são elementos indispensáveis nas aulas de matemática em todas as fases de escolaridade.
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A IMPORTÂNCIA DO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A educação infantil (creche e pré-escola) no nosso ambiente, ainda é vista por muitos como algo assistencialista, onde a família necessita trabalhar e precisa de um lugar para deixar seus filhos. Mais ao longo dos anos e através de pesquisa feitas por estudiosos, percebe-se que muito tem evoluído principalmente sobre os desafios em que a educação infantil perpassa, desmitificando esse lado de que a criança nessa faixa etária só está na escola para brincar, sendo que o trabalho desses educadores  na formação de crianças, tem como objetivo que elas se tornem aptas para viver numa sociedade democrática, em constante mudança  uma vez que a criança aprende brincando e para que sua aprendizagem se efetive de fato requer uma organização e planejamento daquilo que se pretende ensinar e que a criança necessita aprender para sua formação enquanto ser pensante. Para tanto, é um grande desafio conseguir adaptar uma pratica pedagógica para esse público, porém sabe-se que é necessário estudo, e organização da rotina  pedagógica, pois, tem que diversificar as atividades visando proporcionar um trabalho mais prazeroso possível. São trabalhadas atividades como: hora do conto, da música, do jogo, brincadeira, pintura, do laboratório de informática e hora do aprender, etc.
Outro ponto muito relevante nesse espaço de trabalho são as narrações de historinhas infantis, basicamente são atividades presente em todo o currículo da infância, quer seja nos espaços escolares ou informais, pois esse é o momento em que as crianças usam muito seu imaginário e interage com os demais colegas, por isso a importância de ler para quem ainda não sabe ler convencionalmente.

AS INFLUÊNCIAS TEÓRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Segundo Kramer (1992), existem basicamente três tipos de tendências predominante hoje no Brasil, nos programas educacionais para as crianças menores de 6 anos:
1) Tendência romântica, que recebe a pré-escola como um "jardim de infância", onde a criança é "sementinha" ou " plantinha" que brota e a professora "jardineira";
2) Tendência cognitiva, de base psicogenética que enfatiza a construção do pensamento infantil no desenvolvimento da inteligência e na autonomia; 
3) Tendência crítica, que vê a pré-escola como lugar de trabalho coletivo, reconhece no professor e nas crianças, sua condição de cidadãos e atribuir à educação o papel de contribuir para a transformação social; 

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